domingo, 12 de fevereiro de 2017

Não existem Julgamentos Absolutos; Afinal, Nada é Absoluto

Surpreendeu-me Hoje, dia 27 de Outubro de 2010, uma Nota que vi na Internet sobre o jogo “Tartarugas Ninja 3”, no site Gamelib: “O Jogo é Horrível como tudo que tem a ver com as Tartarugas”......... Ora, você está falando de um dos Desenhos Animados mais vistos nas Décadas de 80 e 90, e também responsável pelo jogo de Fliperama para Quatro Jogadores mais Legal de todos os Tempos. Então, por que o Veredicto Desfavorável? Por que, na Década de 2000, chegamos a um Padrão de Jogos que desfavorece jogos como Tartarugas Ninja e Viewtiful Joe ou mesmo Kingdom Hearts. Então, que Padrão é esse?

Já disse em outra dissertação que uma das Combinações que dá mais Lucro Hoje em Dia é Sexo, Sangue, Raiva e Baixaria. Ou seja, Jogos de Violência Doentia como Max Payne ou God of War sempre vão ter mais Sucesso e melhores notas Hoje em Dia. Mas se fosse na Época do Sonic (1991 a 1996), esses jogos seriam esquecidos ao lado de SplatterHouse e Divine Sealing (Dois Jogos do Mega Drive que apostam em Sexo e Violência Doentia, para quem não sabe). A pergunta é: Por que o Julgamento de determinadas Coisas mudou? Não existe um Julgamento Absoluto? A resposta é Não.

Descartes e a Verdade Relativa

O que eu proponho agora é um Teste: Tentem ler a mesma Notícia de uma Verdade em Quatro Jornais diferentes. Se fizerem isso, vão perceber que a Verdade de um Jornal é cheia de Violência e Idiocracia, que a Verdade de outro Jornal tem mais Análise de Cenário, enquanto a Verdade de Outro Jornal tem as Possíveis Soluções para o caso... O que isso Significa? Se a Verdade é a mesma, então por que os Jornais diferentes a encaram de uma maneira diferente? Porque todas as Verdades são Relativas.

René Descartes criou uma Base Filosófica em que só iriam se tornar Verdades Absolutas aquelas que fossem Indubitáveis. Pois Descartes não encontrou nenhuma... Mesmo Deus, que é “O Caminho, a Verdade e a Vida” se revelou uma Verdade Duvidosa: O Deus Cristão é diferente do Deus Judeu, que é diferente do Deus Muçulmano. Se Deus NÃO é Absoluto, então o que seria Absoluto? Só uma coisa, o Pensamento. Mesmo quando se duvida que se pensa, se Pensa. Portanto, se eu “Penso, logo Existo”. Todo o resto é Relativo. Todos os Valores criados e Verdades ditas podem deixar de ser Verdades dependendo da Situação em que se encontram. Se tudo é Relativo, os Julgamentos também são Relativos. A Montanha é grande em relação à Árvore, mas a Montanha é pequena em relação ao Oceano, e o Oceano é Pequeno em Relação ao Universo. Simples assim... 

Daí, pode-se dizer que todo Julgamento é Relativo 

Exatamente. Quem cresceu com Sonic e Megaman acha que God of War e GTA são Violentos e Maliciosos Demais. Quem cresceu com God of War e GTA acha que Sonic e Megaman são Simples e Infantis Demais. Quem cresceu com Changeman e Cavaleiros do Zodíaco acha que Death Note e Kamen Rider Blade são complexos e confusos demais. Quem cresceu com Kamen Rider Blade e Death Note acha que Cavaleiros do Zodíaco e Changeman são Malfeitos e Burros demais. Existem meios-termos? Existem sim. Temos HUNTERxHUNTER e King of Fighters como exemplo. Mas as Exceções só confirmam a Regra. Tudo isso significa que todo Julgamento é Relativo e Depende muito da Cultura em que se Impõe.

Mas é preciso evitar o Preconceito

Correto. O que é errado na Cultura do Indíviduo X pode ser certo na Cultura do Indíviduo Y e não ter Importância Nenhuma na Cultura do indíviduo Z. O Importante é o Respeito. Houve um caso, numa faculdade, de um Aluno Muçulmano que foi xingado apenas por fazer a Oração das Três Horas no meio da Aula. Os Alunos que xingaram o aluno muçulmano foram expulsos da faculdade. O Preconceito é o que Corrói a Cidadania, e por isso deve ser excluído. Pensando bem, o Preconceito também é relativo... mas isso é assunto para outra dissertação.


                                        Gabriel Peçanha Lorencini, 27 de Outubro de 2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário